quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pavlova de morangos

Pavlova de morangos
Hoje e a pedido de um miúdo que considero muito apesar de tenra idade mas já um excelente cozinheiro, Pedro Macedo que tive o privilegio de conhecer na Pousada de Viseu, aquando do seu estagio de Cozinha. Pedrocas pediste ai vai… aquele abraço e as maiores felicidades…A todos outros espero que gostem…
Ingredientes
·         6 Claras
·         250 Gr açúcar em pó
·         1 C. sopa vinagre de sidra
·         1 C. sopa de farinha Maizena
·         1 pacote de natas 200 cc
·         Aroma de baunilha Qb
·         Morangos a gosto
·         Cauli de morango (topping)
·         Folha de hortelã para decorar
·         Pistachos

Preparação

Pré aqueça o forno a 170º. Entretanto bata as claras em castelo adicione o Açúcar em rama a farinha Maizena e o vinagre de sidra e batendo sempre.
Com uma colher ou saco de pasteleiro disponha em montinhos sobre um tabuleiro de ir ao forno.
Meta ao forno os suspiros e reduza nessa hora a temperatura do forno para o 130º. Deixe a cozer cerca de 1 hora. Desligue o forno e deixe arrefecer os suspiros dentro do forno.
Entretanto bata as claras em chantilly adicione o aroma de baunilha, se desejar pode adicionar açúcar a gosto (não costumo usar visto que o suspiro já é bastante doce). Reserve no frio.
Para fazer o cauli deixe morangos a macerar de um dia para o outro (preferencialmente) metade do Açúcar ao peso dos morangos. Coe a água que os morangos deitarem triture tudo. Passe por chines ou coador e esta pronto.
Entretanto retire os suspiros do forno (é normal que abatam um bocadinho) decore com chantilly e morangos cortados ao meio ou laminados. Finalize com o cauli a folha de hortelã e os Pistachos…
Espero que gostem…
Pedrocas é isso… abraço


quinta-feira, 4 de junho de 2015

“O meu” Naco Wellington

“O meu” Naco Wellington

Lançaram-me um desafio á alguns dias de fazer para o almoço um bife Wellington, decidi arriscar e deu nisto, aquilo que chamei de “O meu” Naco Wellington. Pena tenho de verdade, que o lançador do repto não tenha estado para degustar e avaliar, estou certo que também ele estará com pena por não ter provado…
Ingredientes
·         4 Nacos de Novilho (vazia) com cerca de 3 dedos de altura
·         1 Isca de fígado de vitela
·         200 G cogumelos frescos
·         1 Cebola pequena
·         2 Dentes de alho
·         Massa folhada de compra
·         Gema de ovo para pincelar
·         Sal QB
·         Pimenta QB
·         Azeite
·         Vinho branco QB
·         Sal QB
·         2 Colheres de sopa de mostarda

Preparação
Tempere os Nacos com sal e pimenta moída na hora, reserve.
Refogue a cebola e o alho e o azeite e deixe alourar, adicione a isca de fígado cortada em pedaços pequenos, passados 2 minutos e adicione então os cogumelos deixe cozinhar mais 5 minutos ou ate começar a ficar seco e refresque com vinho branco tempere com sal e pimenta a gosto. Triture quando estiver cozinhado ate ficar com a consistência de um patê e reserve.
Numa frigideira bem quente com um fio de azeite core os nacos de ambos lados, deixe arrefecer, com uma faca faça um corte na parte lateral do naco sem o atravessar na totalidade e recheie com o patê, pincele com a mostarda.
Estique a massa folhada sobre uma bancada e disponha no centro uma colher de sopa de pate pouse o naco por cima e feche a massa com duas dobras, vire ao contrário fure a massa com um garfo pincele com a gema de ovo.
Leve ao forno a 180º ate a massa estar dourada.
Retire do forno, sirva acompanhado com Batata Gratinada e Legumes no meu caso foi espinafres salteados.

 Bom Apetite.